Colonias municipales de San Francisco Javier y Nuestra Señora de Los Ángeles

Colónias municipais de San Francisco Javier e Nuestra Señora de Los Ángeles

Uma Atuação de Regeneração Urbana

Objetivo: apresentar o processo de transformação levado a cabo nas antigas colónias municipais de San Francisco Javier e Nuestra Señora de los Ángeles, aplicando critérios de sustentabilidade com caráter integral, tanto no planeamento como na edificação, a mobilidade e o tratamento do espaço público.

Conclusões: A Câmara Municipal de Madrid desenvolve um modelo de urbanismo sustentável que incorpora as mais avançadas tecnologias para incrementar a eficiência energética e a qualidade ambiental, e configura-se como uma referência a seguir nas operações de renovação urbana.

As colónias municipais de San Francisco Javier e Nuestra Señora de los Ángeles foram construídas na década de 50, caracterizando-se desde os inícios pela inadequada planificação, falta de infraestruturas e diminuição da qualidade dos materiais de construção. Assim, tornou-se necessário levar a cabo uma renovação integral do âmbito.

A Câmara Municipal abordou a renovação deste âmbito através do desenvolvimento de três fases: realojamento dos habitantes, planificação e urbanização do novo bairro de acordo com os critérios de qualidade e sustentabilidade, e construção dos novos edifícios e serviços coletivos.