El tramo aragonés del Camino de Santiago (Camino Francés)

Otroço aragonês do Caminho de Santiago (Caminho Francês)

No livro V do Liber Sancti Jacobi (Codex Calistinus), compilação datada do século XII pelo Papa Calixto II de vários textos relacionados com o Apóstolo Santiago e a peregrinação até ao seu sepulcro em Compostela, que é um verdadeiro guia de peregrinos, destinado, em particular, a peregrinos franceses ou que provêm de território francês, o porto de Somport é referido como passagem dos Pirenéus, que talvez pertencera a uma via romana de caráter secundário em relação à que uniria Saragoça com Veran.

Também no mesmo livro é citado um itinerário a seguir pelos peregrinos em território aragonês até se adentrarem em território navarro, delimitado apenas pelas principais localidades que atravessa.

A partir da declaração do Caminho de Santiago (Caminho Francês) como Conjunto Histórico-Artístico e da posterior criação do Conselho Jacobeu assim como das Comissões dependentes de dito Conselho, a Comunidade Autónoma de Aragão realiza estudos para definir e delimitar a rota histórica correspondente ao troço aragonês do Caminho de Santiago.

Assim que a rota histórica do troço aragonês do Caminho de Santiago estiver delimitada definitivamente, e através de um Convénio de Colaboração entre o Ministério de Fomento e o Governo de Aragão, proceder-se-á à redação de um projeto de restauração e recuperação do Caminho.

O Caminho foi considerado uma jazida arqueológica de caráter linear, o que obrigou a presença permanente de arqueólogos na realização de prospeções em todo o comprimento, e escavações nos locais em que a sua importância assim o exigia.